[Confira][7]

Destaque
featured

Magistrados dialogam a construção da paz nos conflitos familiares em Encontro Nacional na Capital

Durante os dias 6 e 7 de dezembro (quinta e sexta-feira), magistrados de todo o país, além de representantes do Ministério Público, advogados e professores, estarão em João Pessoa para participar do Encontro Nacional dos Juízes de Família. Com o tema: ‘O Magistrado na Construção da Paz nos Conflitos Familiares: Perspectiva e Realidade’, o encontro é uma oportunidade para dialogar temas relevantes das atividades judicantes dos juízes brasileiros que atuam nas varas de família. Ao final do evento, haverá a instalação do Fórum Nacional dos Juízes e Juízas de Família (Fonajuf) e composição da Diretoria.
“Por ter abrangência nacional, será o momento ideal para planejar ações na construção de caminhos de uma prestação jurisdicional que atenda, efetivamente, ao novo modelo contemporâneo de Justiça”, afirmou a juíza Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, titular da 5ª Vara de Família da Comarca da Capital, e membro da Comissão Provisória do Fonajuf. A magistrada é organizadora do evento com as juízas Anne Carolline Duarte e Maria das Graças Fernandes, respectivamente, da 3ª Vara de Morada Nova do Tribunal de Justiça do Ceará e 4ª Vara de Família de João Pessoa.
Por meio de palestras, painéis, oficinas e debates, os operadores do Direito poderão compartilhar as vivências nas unidades judiciais, que impulsionaram importantes avanços do Direito de Família brasileiro. “Precisamos dialogar sobre o que necessitamos para efetivar um trabalho que contemple, verdadeiramente, a satisfação daqueles que acionam o Poder Judiciário nesse ramo especializado da Justiça”, adiantou.
O evento acontece na Capital por meio da parceria do Tribunal de Justiça da Paraíba, da Escola Superior da Magistratura (Esma) e das Associações dos Magistrados Brasileiros (AMB) e da Paraíba (AMPB).
Palestras – Serão palestrantes a conselheira Daldice Santana, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); o desembargador Luiz Guilherme da Costa Wagner Júnior, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Rafael Calmon, juiz do Tribunal de Justiça do Espírito Santo; Juliana Batistela Guimarães de Alencar, juíza do Tribunal de Justiça de Alagoas; Regina Beatriz Tavares da Silva, presidente da Associação Nacional de Direito de Família e Sucessões (ADFAS); e Mariana Chaves, doutora em Direito Civil pela Universidade de Coimbra. 
Os juízes paraibanos Hugo Gomes Zaher e Renan do Valle Melo Marques trabalharão os temas: ‘O magistrado como gestor da Unidade Judiciária’ e ‘Questões práticas sobre convivência familiar e salvaguarda do melhor interesse da criança’, nas Oficinas 3 e 4, do primeiro dia de Encontro.
O desembargador paraibano Leandro dos Santos participará coordenando os debates sobre o Painel ‘O Conselho Nacional de Justiça e a política de pacificação de conflitos – Resolução nº 125, de 29 de novembro de 2010’, no segundo dia.

TJPB

Marcos Cavalcanti

Marcos Cavalcanti é jornalista, e Mestre em Teologia. Trabalhou nas rádios Integração do Brejo de Bananeiras e Solânea FM de Solânea/PB - Nas Tvs, Gazeta e CNT/SP - Foi porta voz da Prefeitura Municipal de Santa Rita/PB - Atualmente é Assessor de Imprensa da Câmara Municipal de Santa Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar...