[Confira][7]

Destaque
featured

Agricultores familiares comercializam produtos para turistas em Rio Tinto

Os turistas que visitam o município de Rio Tinto, no Litoral Norte do estado, destacam a qualidade da produção comercializada pelos agricultores familiares da Praia de Campina. A feira que é realizada toda sexta-feira, é possível se encontrar desde bolos de batata doce, inhame, pé-de-moleque, cocada feita com capim santo e tapiocas de variados tipos. Na semana passada, as comemorações de encerramento do mês dedicado à Segurança de Alimentos e Nutricional (SAN) aconteceu com mais uma feira realizada na cidade.
O grupo de dez agricultores da Associação Agrícola dos Moradores de Praia de Campina já havia recebido kits compostos de uma barraca, um avental e uma sacola, adquiridos através do projeto “Seleção de Empreendimentos da Agricultura Familiar para Recebimento de Doação de Kit Feira”, da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário e Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
Conhecendo as necessidades dos agricultores, o presidente da Associação Adriano Fernandes dos Santos procurou o escritório da Emater em Rio Tinto, onde solicitou a elaboração do projeto, logo atendido pela equipe de técnicos.
Durante o evento, ocorreram a exposição de produtos da agricultura familiar, palestras das extensionistas sobre a Segurança de Alimentos e Nutricional, apresentações folclóricas por grupo de mulheres.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Tinto, Valdirene Santos, destacou o trabalho de parceria com a Emater no município e a importância dos alimentos cultivados. “Nossa comunidade é privilegiada em ter o apoio da Emater”, disse.
O presidente da Associação Agrícola dos Moradores de Praia de Campina, Adriano Fernandes agradeceu o apoio dos extensionistas e destacou a importância do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) como ação quem fortalece a agricultura familiar.
A extensionista da Emater Ednete Freire, falou da importância do Segurança de Alimentos e Nutricional (SAN) e seus canais de comercialização. A também extensionista Eidy Simões, que acompanha as famílias da comunidade, ressaltou a importância das frutas e verduras saudáveis na alimentação das pessoas.
“Como temos bastantes frutas na comunidade, podemos transformar em alimentos sem perder os nutrientes. É motivo de se reunimos e solicitar cursos de transformação dos produtos existentes na comunidade e assim aumentar a renda familiar”, comentou.
Também participaram da feira o secretário municipal de agricultura Antonio Macêdo, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável Antonio Justino da Silva, o agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, José Sávio Vieira de Sá, Valdirene Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rito Tinto.



Assessoria.

Marcos Cavalcanti

Marcos Cavalcanti é jornalista, e Mestre em Teologia. Trabalhou nas rádios Integração do Brejo de Bananeiras e Solânea FM de Solânea/PB - Nas Tvs, Gazeta e CNT/SP - Foi porta voz da Prefeitura Municipal de Santa Rita/PB - Atualmente é Assessor de Imprensa da Câmara Municipal de Santa Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar...