[Confira][7]

Destaque
featured

Fequajunepb realiza o Paraíba Junino 2018 a partir desta segunda-feira 18 na Praça do Povo em Santa Rita.


A quadrilha é uma dança tradicional das festas juninas que ocorrem no mês de junho no Brasil. Ela é uma dança coletiva, que conta com a participação de vários casais vestidos com roupas caipiras. A dança é embalada ao som de músicas instrumentais típicas do interior do Brasil. A quadrilha é dirigida pela narração de uma pessoa (marcador), que faz brincadeiras e conduz os casais em cada momento.

De acordo com historiados e pesquisadores da cultura popular, a quadrilha surgiu na França do século XVIII. Principalmente em Paris ocorriam danças coletivas, formadas geralmente por quatro casais, que tinham o nome de quadrille. Estas danças ocorriam em grandes salões palacianos e contavam com a participação exclusivamente de membros da aristocracia francesa.

Atualmente, a quadrilha é o ponto alto das festas juninas brasileiras e ocorrem, principalmente, em escolas, empresas, clubes e associações culturais. Os locais onde é realizado os eventos, são enfeitados com bandeirinhas e balões, símbolos típicos das festas juninas. Em áreas abertas, a fogueira também costuma estar presente.

Os dançarinos se vestem com roupas caipiras antigas. As mulheres (damas) fazem maquiagem e os homens (cavalheiros) pintam bigodes e cavanhaques. O chapéu de palha também é um adereço quase que obrigatório para os dançarinos da quadrilha.

A temática avançou muito, hoje o roteiro é digno dos filmes de Hollywood, no entanto algumas peças não perdem  sua tradição é o caso do casamento a moda antiga típico de áreas interioranas do Brasil. Com um tom cheio de comédia e marcado por exageros, o noivo é praticamente obrigado a casar com a noiva, sob a pressão do pai dela e do delegado da cidade.

Seguindo essa tradição o XVII Concurso Paraíba Junino 2018 terá seu início nesta segunda-feira 18 Junho e seguirá durante os dias ,19,20 e 21 de junho, na Praça do Povo em Santa Rita-PB

O evento é uma realização da Fequajunepb com o apoio da prefeitura municipal. 

Marcos Cavalcanti.

Marcos Cavalcanti

Marcos Cavalcanti é jornalista, e Mestre em Teologia. Trabalhou nas rádios Integração do Brejo de Bananeiras e Solânea FM de Solânea/PB - Nas Tvs, Gazeta e CNT/SP - Foi porta voz da Prefeitura Municipal de Santa Rita/PB - Atualmente é Assessor de Imprensa da Câmara Municipal de Santa Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar...