[Confira][7]

Destaque
featured

ESTADOS UNIDOS: CASA BRANCA SEPARA CRIANÇAS IMIGRANTES DOS PAIS.


Em abril, o governo Trump iniciou uma política de ‘tolerância zero’ com imigração. Entre as medidas, uma vem chocando em particular: a decisão de separar as crianças de seus pais, quando atravessam a fronteira ilegalmente. Nas últimas seis semanas, pelo menos duas mil crianças — com até um ano de idade — foram tiradas dos pais e levados para instalações distintas. “Crianças estão sendo usadas pelos piores criminosos do planeta para entrar no país”, tentou explicar o presidente. Ele também afirma que a decisão não lhe pertence, e sim aos democratas. O que foi desmentido pela imprensa, por democratas e por republicanos. Ontem, a repórter Ginger Thompson, da ProPublica, conseguiu o áudio de um dos centros nos quais as crianças são tiradas dos pais. É um pequeno pesadelo. Ao fundo, entre o choro de muitos, um funcionário da imigração brinca. “Temos uma orquestra aqui.”
Michelle Obama retuitou Laura Bush.“Às vezes a verdade transcende partidarismo”, escreveu. A mulher de George W. Bush havia escrito antes uma crítica severa à política. “É cruel, é imoral.”
A Casa Branca argumenta que é ilegal manter crianças em prisões federais. Como decidiu que este deve ser o destino dos pais, não há opção que não separá-los. Um grupo de médicos da Academia Americana de Pediatria visitou um dos centros infantis. “Tirar crianças dos pais vai contra todos nossos valores”, escreveu Colleen Kraft, a presidente da instituição. “Submeter crianças a este nível de estresse pode causar mal irreparável, afetando até a arquitetura do cérebro e a saúde a longo prazo.”



Marcos Cavalcanti

Marcos Cavalcanti é jornalista, e Mestre em Teologia. Trabalhou nas rádios Integração do Brejo de Bananeiras e Solânea FM de Solânea/PB - Nas Tvs, Gazeta e CNT/SP - Foi porta voz da Prefeitura Municipal de Santa Rita/PB - Atualmente é Assessor de Imprensa da Câmara Municipal de Santa Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar...